Pesquisar este blog

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Enfim, um fim.


Uma das novelas mais chatas dos últimos anos teve, enfim, seu término - e não estamos falando de 'Avenida Brasil'. Na tarde desta quinta-feira, São Paulo e Santos finalmente chegaram à um acordo e definiram que o meia Paulo Henrique Ganso vai defender as cores do tricolor. O valor? Nem foi tão alto, 9,1 mi de euros (cerca de 23,9 milhões de reais). Pouco para um jogador que já foi nossa esperança para ser o grande camisa 10 da seleção. Agora, vamos por partes, tentar entender cada lado da moeda desta grande transação nacional.

Para o Santos, a venda de Ganso teve seu lado positivo mas, também, seu lado negativo. Do ponto de vista financeiro e interno, foi um ótimo negócio para a equipe da baixada santista, que espanta (ou não) as crises internas e ainda desembolsa uma boa quantia em dinheiro para os cofres do clube. Do ponto de vista técnico não se pode dizer a mesma coisa. O Santos perde uma jóia, dotada de uma técnica e de uma habilidade acima do normal. Porém, é de se entender a decisão santista. O jogador já não tinha uma sequência de jogos há muito tempo, causava pôlemica voluntariamente e involuntariamente, e pouco se esforçava para permanecer no clube praiano.

Já o São Paulo foi corajoso. Pode-se dizer que fez um contrato de risco. E sim, é verdade, é um contrato de risco. Quem garante que o meia irá retribuir em campo o esforço da diretoria são paulina para contratá-lo? Vale lembrar que esta é a maior compra da história por um clube brasileiro. Se ele retribuir é bom, na verdade, é ótimo, o São Paulo ganha mais um reforço para um time recheado de ótimos jogadores. Se não der certo, restará ao São Paulo esperar um comprador, coisa que alguns meses atrás era fácil, porém, com o tempo, fica difícil de pensar em um clube que queira arriscar comprar um jogador tão imprevisível e tão fraco fisicamente como Ganso.

Mas, sem dúvida alguma, quem mais saiu ganhando com a transferência foi o próprio Paulo Henrique Ganso. O meia estará um clube que possui uma estrutura parelha à do Santos, e ainda terá como benefício um ambiente totalmente diferente ao ambiente santista. O próprio jogador já demonstrava interesse em jogar pelo tricolor, e, com certeza, ficou muito feliz, não só com a transferência mas também com o fim desta novela, que já deveria estar irritante até pra ele. Resta á ele se esforçar muito, tanto nos treinos como nos jogos, para ver se consegue recuperar sua forma física ideal, retornar à seleção brasileira, e voltar, enfim, à ser cobiçado pelos grandes clubes do mundo. Se cuida, Ganso!

Nenhum comentário: