Pesquisar este blog

domingo, 20 de maio de 2012

Chelsea: de azarão à campeão da Europa!

Jogadores do Chelsea erguem a taça (Foto: Reuters)

O melhor nem sempre vence! Se você já ouviu esta frase mas discordou da idéia dela, pode rever seus conceitos na tarde deste sábado (19). Na Allianz Arena, casa do time alemão, após empatar por 1 a 1 no tempo normal e na prorrogação, o Chelsea derrotou o Bayern de Munique nos pênaltis por 4 a 3 e conquistou pela primeira vez em sua história a Liga dos Campeões.

Schweinsteiger bayer de Munique (Foto: Reuters)
meia Bastian Schweinsteiger chora após o jogo
PRIMEIRO TEMPO DE DOMÍNIO BÁVARO

Como em quase todos os jogos da fase mata-mata da Champions League, o Chelsea se defendeu muito, tentando jogar nos contra-ataques. O domínio bávaro era evidente no primeiro tempo, criando as principais chances. O holandês Arjen Robben era o jogador mais perigoso do Bayern. Foi dele a principal chance de gol na primeira etapa, se livrando de dois defensores e batendo forte pra defesa de Petr Cech. Mario Gómez também teve chance pelo lado alemão. A única chance dos blues foi com Salomon Kalou, que não conseguiu vencer o goleiro Manuel Neuer.

Franck Ribery na partida do Bayern de Munique contra o Chelsea final Liga dos Campeões (Foto: AFP)
Franck Riberý deu muito trabalho ao português Bosingwa

SEGUNDO TEMPO DE EMOÇÃO E GOLS

Após o intervalo, o Bayern continuou pressionando, mas encontrava menos espaços e finalizava um pouco menos. O Bayern até chegou ao gol, com Franck Ribéry, mas o árbitro anulou corretamente, atendendo a marcação do assistente que assinalou impedimento. O jovem Thomas Muller, que substituia o brasileiro Luiz Gustavo, perdeu duas boas chances de cabeça em um intervalo de 5 minutos. Porém, aos 37 minutos, Schweinsteiger recebeu na bica da grande área e cruzou para Müller, que desta vez acertou a cabeçada para vencer Petr Cech e deixar os bávaros com uma mão na 'orelhuda'. Indo pro tudo ou nada, Roberto Di Matteo sacou Kalou para colocar o espanhol Fernando Torres. O Chelsea que não havia cobrado um escanteio no jogo todo, teve sua primeira chance aos 42 minutos. E o aproveitamento foi excepcional. Juan Mata cobrou na cabeça do marfinense Didier Drogba, que cabeceou com violência para superar Neuer. O tempo normal terminou 1 a 1 e foi para a prorrogação. Jogaço na Allians Arena!

PRORROGAÇÃO E ROBBEN VILÃO

Arjen Robben lamenta pênalti perdido na prorrogação
Logo no primeiro ataque do Bayern na prorrogação, Riberý recebeu na área e foi tocado por Drogba. O português Pedro Proença não hesitou e marcou pênalti. Drogba de herói poderia se tornar vilão. Mas o marfinense contou com a estrela de Petr Cech, que defendeu a cobrança de Robben e salvou a pele do jogador da Costa do Marfim. Ao mesmo tempo em que Petr Cech se consagrava, Robben se tornava vilão. O holandês que já havia perdido pênalti no jogo contra o Borussia Dortmund pela Bundesliga, no jogo que praticamente definiu o campeão alemão, perdera a chance de ouro dos bávaros. Sem Riberý, que saiu com câimbras, o time alemão não teve mais forças para atacar, e o jogo foi pras pênalidades máximas.

DROGBA DECIDE

Drogba pênalti Chelsea Bayern (Foto: Getty Images)
Drogba bate pênalti decisivo e dá o título aos blues

O Bayern começou batendo com Lahm abrindo o placar. Neuer defendeu a cobrança de Mata. Mario Gómez fez o segundo dos bávaros, e David Luiz marcou o primeiro do Chelsea. Neuer fez o terceiro, e Lampard marcou para o Chelsea. Olic parou nas mãos de Cech, e Ashley Cole empatou para os Blues.Na quinta cobrança alemã, Schweinsteiger que havia marcado o gol decisivo na semi-final frente o Real Madrid, parou em Petr Cech e na trave. Restou a Didider Drogba a última e decisiva cobrança. O marfinense que quando perdeu o pênalti decisivo na CAN (Copa Africana de Nações) afirmou que Deus estava guardando algo melhor pra ele, tinha razão. Ele estava predestinado a bater com calma no canto de Neuer e dar o primeiro título de UCL ao Chelsea Football Club.


Drogba gol Chelsea (Foto: Reuters)
Drogba abraça Cech após converter pênalti decisivo. Os dois heróis do jogo!
O Chelsea, que foi talvez um dos times que mais jogou feio no decorrer da fase mata-mata da competição, mostrou que o futebol é o único esporte em que o pior ganha do melhor jogando pior. Um título mais que aguardado pelos atuais jogadores do clube londrino. A chamada 'velha guarda' dos blues mereciam, pois provavelmente esta era a última chance que eles tinham de conseguir uma Liga dos Campeões. Parabéns ao italiano Di Matteo, que como Avram Grant em 2008, conseguiu levar os Blues a final da Champions, só que na ocasião o russo bateu na trave, mas desta vez foi diferente. Substituindo o português Villas-Boas, Di Matteo fez um trabalho excepcional no comando do Chelsea, e merece, mais do que ninguém, receber uma chance como técnico fixo do time de Londres. Parabéns ao Chelsea, primeiro clube de Londres campeão da UCL!

Nenhum comentário: