Pesquisar este blog

domingo, 20 de maio de 2012

Em jogo polêmico, Montpellier vence Auxerre e se sagra campeão da Ligue One pela 1ª vez



Montpellier foi campeão neste domingo superando o PSG na classificação. Foto: Reuters
Equipe do Montpellier pela primeira vez conquista a Ligue 1




Com uma vitória sofrida por 2 a 1 contra o Auxerre em um jogo muito tumultuado, o Montpellier conquistou neste domingo o primeiro título francês de sua história. O resultado deixou o time do sul da França na liderança do campeonato com 82 pontos, três a mais que o vice-líder Paris Saint-Germain, que bateu o Lorient fora de casa pelo mesmo placar. A temporada 2011/2012 comprova o equilíbrio que há no Campeonato Francês. Nas últimas cinco temporadas, houve cinco campeões (Lyon, Bordeaux, Olympique, Lille e Montpellier). Na atual edição, o Montpellier lutou até a última rodada com o PSG, que voltou a ser uma potência nacional depois de ter sido comprado por um grupo de investidores do Qatar.



Capitão do Montpellier, Yanga-Mbwia tem 23 anos e já atuou pela França sub-21
Dentro de campo, Montpellier e Auxerre fizeram um jogo disputado
O Auxerre abriu o placar aos 20 minutos do primeiro tempo com Kapo, de cabeça. Aos 32 minutos, Utaka, que começava a se transformar no herói da partida, empatou depois de receber cruzamento de Camara, que havia recebido ótimo lançamento em profundidade de Saihi. Na volta do intervalo, a primeira interferência dos torcedores do Auxerre. O gol que ficava à frente da torcida organizada mnais fervorosa estava cheio de rolos de papel e bolas de tênis. Vendo que a confusão estava apenas começando, os jogadores deixaram o gramado.

Quase dez minutos depois, a partida foi reiniciada, entretanto, aos 25 da segunda etapa, novo incidente, desta vez com fogos de artifício, e nova paralisação. O árbitro pediu para que todos os jogadores se retirassem para o vestiário e chegou a cogitar o cancelamento do jogo.

John Utaka gol Montpellier (Foto: AFP)
John Utaka foi o autor dos dois gols do campeão, Montpellier
  Passados cerca de 15 minutos, o árbitro reiniciou a partida após uma decisão tomada em conjunto com os delegados do jogo. O Montpellier não se abalou e fez o gol da vitória aos 31 do segundo tempo. Utaka se livrou da marcação de Grichting e chutou para fazer seu segundo gol na "decisão".

No fim do jogo, tanto Grichting quanto Utaka foram ovacionados. O zagueiro suíço, capitão do Auxerre, disputava sua última partida defendendo as cores do clube após dez anos de serviços prestados. A torcida deixou a ira de lado para homenagear o ídolo, que deixou o campo com um sorriso amarelo por causa do rebaixamento. Utaka foi substituído aos 43 para receber os aplausos da torcida do Montpellier.

Confira os jogos da 38ª rodada do Campeonato Francês:
Domingo, 20/mai
Auxerre 1x2 Montpellier
Evian 0x1 Brest
Lille 4x1 Nancy
Lorient 1x2 Paris Saint-Germain
Lyon 3x4 Nice
Rennes 5x0 Dijon
Saint-Étienne 2x3 Bordeaux
Sochaux 1x0 Olympique de Marseille
Toulouse 0x2 Ajaccio
Valenciennes 3x1 Caen

Nenhum comentário: