Pesquisar este blog

domingo, 10 de junho de 2012

Eurocopa: Alemanha vence mas não convence, e Holanda decepciona

Este sábado foi marcado pelos jogos do Grupo B pela UEFA Euro 2012.  Os poderosos alemães sofreram, mas venceram. Já a Holanda  ..


HOLANDA MARTELA, MARTELA, MAS É SURPREENDIDA EM KHARKIV

Krohn-Dehli celebra gol da vitória da Dinamarca, que viu a Holanda perder grandes chances na partida. Foto: AP
Krohn-Dehli foi o autor do gol dinamarquês

Logo no primeiro jogo do dia pintou a zebra. A Dinamarca suportou a pressão e protagonizou a primeira surpresa da Eurocopa ao vencer a Holanda por 1 a 0, em Kharkiv. O placar representa a primeira vitória da Dinamarca sobre a Holanda depois de 45 anos. Em 1967, havia vencido por 3 a 2 e, desde então, foram cinco empates e três triunfos holandeses.

Os holandeses começaram o jogo dominando totalmente, massacrando os dinamarqueses. Mas logo aos 24 minutos, veio o baque. Krohn-Dehli recebeu na bica da área, driblou dois holandeses e bateu forte por baixo de Stekelenburg para abrir o placar. O gol não mudou a forma ofensiva da Holanda jogar, mas com uma defesa muito compacta, a Dinamarca não dava espaço pros holandeses. A Holanda quase chegou ao gol aos 35 minutos, após falha do goleiro Andersen, mas Robben chutou na trave. Logo após, Afellay quase marcou em chute de fora d'área, mas arrematou sobre o gol. Krohn-Dehli ainda teve mais uma chance no primeiro tempo, mas parou nas mãos de Stekelenburg.

Na volta para a etapa final, a Holanda intensificou a pressão e passou a criar diversas oportunidades para marcar. Apagado, Van Persie teve boa chance aos 4 minutos, mas dominou errado, perdeu o ângulo e bateu em cima de Andersen. Pouco tempo depois, Van Bommel arriscou de fora da área, mas parou em Andersen e na trave. Afellay e Heitinga ainda tiveram chances, tudo isso antes dos 10 minutos. Com o placar persistindo, o técnico Bert Van Marjwik mexeu na equipe aos 25. Entraram Van der Vaart e Huntelaar nos lugares de De Jong e Afellay. Quatro minutos depois, Huntelaaar quase conseguiu o empate, mas parou em grande saída do gol de Andersen. As alterações deixaram a Holanda ainda mais ofensiva, mas os comandados de Morten Olsen seguiram perfeitos na defesa e seguraram a pressão adversária, protagonizando a primeira surpresa desta Eurocopa.

Com o resultado, a seleção dinamarquesa, que venceu na estreia da competição pela primeira vez, soma os três primeiros pontos e a Holanda, uma das favoritas ao título, fica zerada e complica no “Grupo da Morte”, já que perdeu pontos diante da equipe menos badalada da chave.

ALEMANHA JOGA MAL, MAS FAZ O NECESSÁRIO E BATE PORTUGAL


Mario Gomez comemora gol da Alemanha contra Portugal (Foto: Reuters)
Mario Gomez salvou a estreia alemã na UEFA Euro

No jogo mais esperado até aqui nesta UEFA Euro, Alemanha e Portugal protagonizaram um jogo mediano e no final melhor pros germanicos, que mesmo sem convencer, venceram por 1 a 0 com gol de Mario Gomez.

Favorita e mais ofensiva, a Alemanha começou o jogo buscando logo ao ataque. No primeiro minuto, a primeira chance. Boateng cruzou na área, e Mario Gomez conseguiu se antecipar à zaga e cabeceou no canto direito. O goleiro Rui Patrício, porém, caiu para fazer a defesa. Com uma marcação forte e e avançada, os lusitanos assustavam os alemães em contra-ataques rápidos. O jeito da Alemanha conseguir furar o bloqueio português era jogar pelos lados. E em jogadas principalmente pela esquerda, os germanicos tiveram aos menos três boas chances. Do outro lado, Cristiano Ronaldo apagado e bem marcado por Boateng pouco pegava na bola. No fim, as chances perdidas da Alemanha por pouco não foram castigadas. Miguel Veloso cobrou escanteio pela direita, a zaga alemã tirou, e o rebote acabou sobrando para Pepe. O zagueirão emendou para o gol, a bola acabou pegando no travessão, ainda pingou em cima da linha e acabou não entrando.

Os times voltaram para a segunda etapa do mesmo jeito que terminaram, e os alemães continuavam tendo as melhores chances. Aos 11, em cruzamento de Podolski, Gomez apareceu sozinho na área, mas mandou por cima do travessão. Porém, foi Portugal quem voltou a ter a melhor oportunidade de abrir o placar. Cristiano Ronaldo recebeu livre pela esquerda da grande área, mas demorou para bater e foi travado por Boateng. O placar só foi sair do zero aos 27 minutos, e justamente com Mario Gomez que já se preparava para sair de campo para a entrada de Klose. O centroavante apareceu nas costas de João Pereira e cabeceou no canto de Rui Patricio, completando cruzamento de Khedira. Depois do gol, Gomez enfim deixou o campo para a entrada de Klose. Em desvantagem, Portugal partiu para cima e não conseguiu o empate por pouco. Em uma das poucas chances em que pegou uma bola sozinho, Cristiano Ronaldo encheu o pé de fora da área e obrigou Neuer a fazer uma linda defesa. Logo depois, Nani tentou o cruzamento pelo lado direito da intermediária. A bola, porém, pegou um efeito diferente e acabou parando no travessão da Alemanha. A chance mais clara, porém, viria já aos 42 minutos. Nelson Oliveira fez ótima jogada pelo lado esquerdo e cruzou rasteiro para Nani. O atacante do United não conseguiu finalizar, mas a bola acabou sobrando limpíssima para Varela. Na cara do gol, porém, ele não conseguiu superar a boa saída de Neuer e parou no goleiro alemão.

Maior campeã do torneio e uma das favoritas ao título, foi bem fraco o futebol mostrado pelos germanicos. Porém, no considerado 'grupo da morte', o que importa mesmo é os três pontos. Os alemães lideram o grupo junto com a Dinamarca. Na quarta, os alemães enfrentarão os pressionados holandeses, no jogo mais difícil do grupo.

Nenhum comentário: