Pesquisar este blog

domingo, 17 de junho de 2012

Tchecos eliminam anfitriões e Gregos se classificam heróicamente

> EUROCOPA'2012

Antes de começar a Eurocopa, russos e poloneses eram apontados como os favoritos do Grupo A, enquanto gregos e tchecos, eram as chamadas 'babas'. Mas as rodadas foram se passando e a zebra apareceu de vez. Depois de ser goleada na primeira rodada, a República Tcheca venceu mais uma e se classificou em primeiro. Já a Grécia, que começou a rodada na última posição, bateu a favorita e líder Rússia, e passou como segunda do grupo.

Ao final das três rodadas do Grupo A, a República Tcheca ficou com a liderança, com seis pontos. A Grécia somou quatro, assim como a Rússia, mas levou a melhor  no primeiro critério de desempate, que é o confronto direto. A Polônia ficou na lanterna, com dois. Tchecos e Gregos aguardam os dois classificados do Grupo B, que serão definidos neste domingo (17).

Empolgada pelo apoio da torcida, que lotou o Estádio Municipal de Wroclav, a anfitriã Polônia começou no ataque, mas parou nos erros de finalização e na segurança do goleiro Petr Cech. Robert Lewandowski era o jogador mais perigoso da Seleção Polonesa. Os tchecos pouco apareceram no ataque e mal fizeram Tyton trabalhar. O cenário mudou depois do intervalo. Atacando pelo lado esquerdo com Pilar e aproveitando as inúmeras faltas próximas a área polonesa, os tchecos passaram a buscar mais o gol, que só não saiu aos 19 minutos porque Tyton defendeu no susto cabeçada de Sivok. Mas aos 26 minutos não teve jeito. Em rápido contra-ataque, Baros tocou para Jiracek, que com enorme categoria, cortou um marcador e chutou no canto esquerdo de Tyton para fazer 1 a 0. A Polônia não teve forças para reagir. Nos acréscimos, os poloneses tiveram a chance de igualar o placar, mas a defesa tcheca impediu quase em cima da linha, para desespero dos donos da casa.

Rússia x Grécia - Eurocopa - Gol do Karagounis (Foto: Kai Pfaffenbach/Reuters)Já no Estádio Nacional de Varsóvia, uma também vitória por 1 a 0 foi o suficiente para os gregos, campeões em 2004, se classificaram entre os oito melhores. Ontem, a Grécia foi quem começou atacando. Apesar da menor posse de bola, os gregos não abdicavam de ir ao ataque. Porém, com o tempo, os russos começaram a tomar conta do jogo. Podendo trabalhar a bola com calma, os russos chegavam com perigo. Zhirkov pela esquerda, fazia um reboliço na defesa grega. O lateral quase marcou num chute forte após cobrança rápida de escanteio, mas a bola subiu um pouco e passou raspando o travessão. Kerzhakov teve boa chance no finalzinho, mas deu uma furada incrível. Mas quando o duelo já caminhava para o intervalo, a Grécia surpreendeu. Aos 44 minutos, Karagounis (foto) aproveitou bobeira dos russos depois de cobrança de lateral pela direita, invadiu a área e bateu forte no canto do goleiro Malafeev, que nada pôde fazer: 1 a 0. Se a Seleção Grega já era defensiva antes do gol, após ele, os gregos simplesmente formaram um ferrolho com dez jogadores atrás da linha do meio-de-campo. Sem calma, sem qualidade e sem tática, os russos entraram no desespero e íam para o ataque de qualquer jeito. Arshavin ainda tentou em chute fora da área, porém, não foi suficiente para vencer a retranca feita pelos gregos, que fizeram a festa após o apito final.

Nenhum comentário: