Pesquisar este blog

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Eurocopa: russos e polonense fazem jogo tenso, empatam, e seguem com chances

Para avançar, os russos precisam de um empate, enquanto os poloneses, da vitória

Jacub Blad..., ou melhor, Kuba, acertou um belo chute e arrancou um empate para os anfitriões poloneses

Nesta tarde de terça-feira (12), em Varsóvia, a anfitriã Polônia teve que suar para arrancar um empate da Seleção Russa, em jogo válido pelo segunda rodada do grupo A da UEFA Euro. A Rússia abriu o placar com o meia Alan Dzagoev, e Jacob Blaszczykowski, o Kuba, empatou pros poloneses.

O jogo começou muito antes da bola rolar. Uma enorme rivalidade política entre as duas nações, principalmente por causa da ocupação da União Soviética após a Segunda Guerra Mundial, provocava um clima tenso nos arredores do estádio. Os poloneses sofreram muito nas mãos dos antigos soviéticos. Infelizmente, nem o forte policiamento nos arredores da cidade de Varsóvia nos impediu de presenciar cenas de vandalismo entre ''torcedores'' russos e poloneses.

Pelo menos dentro de campo, este clima de guerra, felizmente, não reinou. Os poloneses começaram melhor em campo, criando as melhores jogadas. Robert Lewandowski quase marcou em chute da entrada da área. Porém, quem chegou primeiro ao gol foram os russos. Aos 37 minutos, Arshavin cobrou falta da esquerda, e Dzagoev desviou de cabeça, guardando seu terceiro tento na competição, assumindo a artilharia isolada.

No segundo tempo, a Polônia partiu para o tudo ou nada e conseguiu o empate logo aos 12 minutos com o meia do Borussia Dortmund Jakub Blaszczykowski, que acertou um lindo chute no ângulo direito do goleiro Malafeev. Depois do gol, os poloneses ameaçaram uma reação, mas pecaram em suas próprias finalizações. O jogo seguiu aberto, mas nenhum dos dois times conseguiu criar algo mais para sair vitorioso.

O empate desta tarde deixou o Grupo A todo embolado, com a Rússia líder, com quatro pontos, seguido da República Tcheca (3), Polônia (2) e a Grécia com um ponto. Todas as seleções ainda tem chances de classificação, mesmo que pequena para alguns. Na próxima rodada, no sábado (17), os poloneses recebem os tchecos, enquanto os russos encaram os gregos.

Nenhum comentário: