Pesquisar este blog

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Eurocopa: Em jogo heróico, Shevchenko faz dois, e Ucrânia a bate a Suécia

comemoração Shevchenko - Ucrânia X Suécia (Foto: Agência Reuters)
Sheva, aos 35 anos, entra pra história da seleção ucraniana
Na tarde desta segunda-feira, em jogo válido pela 1ª rodada do grupo D da UEFA Euro, a anfitriã Ucrânia venceu a Suécia por 2 a 1, em jogo disputado na cidade de Kiev. O nome do jogo foi Andriy Shevchenko, de 35 anos, autor dos dois gols ucranianos. O sueco Ibrahimovic foi o autor do gol da sua equipe.

Com o resultado, logo na sua estréia em Eurocopas, a Ucrânia já vence seu primeiro jogo e assume a liderança do grupo, graças ao empate entre Inglaterra e França, em Donetsk. Já a Suécia, time que poderia complicar a vida da Inglaterra no grupo, terá que se superar se quiser seguir na competição. Na próxima sexta-feira, dia 15 de junho, os ingleses duelam com a Suécia, em Kiev, às 13h (de Brasília). E os franceses, novamente em Donetsk, jogam com a Ucrânia.

A PARTIDA

Mesmo cercada por toda expectativa que gerava a estreia na Eurocopa, a seleção ucraniana começou a partida de forma moderada e sem aparentar nervosismo. Buscando a troca de passes, a equipe chegou aos 15 minutos com 70% da posse de bola, mas esbarrava na boa marcação da Suécia.

A primeira grande chance foi da Suécia, que estava recuada. Ibrahimovic recebeu na ponta esquerda, passou pelo marcador e cruzou na cabeça de Rosenberg. O goleiro Pyatov conseguiu se antecipar e espalmar. No rebote, a zaga afastou o perigo da área. O lance não abalou a equipe anfitriã, que continuou melhor e dominava o jogo.

O jogo, que não era bom, ganhou emoção e começou a ficar mais interessante nos minutos finais. Aos 38, Ibrahimovic aproveitou um cruzamento pela direita e, de cabeça, acertou a trave.

O segundo tempo começou bem diferente do primeiro. A Suécia voltou bem mais avançada e, consequentemente, abriu o placar aos seis minutos. O craque Ibrahimovic recebeu passe de Kallströn dentro da área e só teve o trabalho de finalizar. Os torcedores suecos nem tiveram tempo para comemorar. No ataque seguinte, a Ucrânia chegou ao empate. Shevchenko aproveitou um cruzamento pela direita e cabeceou para o fundo das redes, marcando o primeiro gol do país na Eurocopa.

A festa estava só começando. Aos 16, Shevchenko entrou definitivamente para a história do futebol ucraniano. Após um escanteio, o ídolo se adiantou aos zagueiros para cabecear e fazer o seu segundo gol no jogo, o da virada dos anfitriões.

No final, os suecos ainda tiveram duas chances para marcar, mas Mellberg e Elmander desperdiçaram, para a alegria dos ucranianos.

FICHA DO JOGO 

Ucrânia: Pyatov; Husyev, Khacheridi, Mykhalik e Selin; Tymoshchuk, Nazarenko, Konoplyanka (Dević) e Yarmolenko; Voronin (Rotan) e Shevchenko (Milevskiy)
Suécia: Isaksson; Lustig, Mellberg, Granqvist e Olsson; Elm, Kallströn, Larsson (Wilhelmsson) e Toivonen (Svensson); Ibrahimovic e Rosenberg (Elmander)

Gols: Ibrahimovic, aos 6, e Shevchenko, aos 9 e 16 minutos do segundo tempo.
Cartões Amarelos: Kallströn (Suécia)
Data: 11/06/2012 Estádio: Estádio Olímpico de Kiev (Ucrânia)
Árbitros: Cüneyt Çakir; Bahattin Duran e Tarik Ongun (TUR)










Nenhum comentário: