Pesquisar este blog

domingo, 20 de maio de 2012

Juve perde primeira na temporada e vê Copa da Itália escapar

Clique no player e veja os melhores momentos da partida

Na tarde deste domingo (20), a Juventus viu sua temporada 'perfeita' ser estragada pelo carrasco Napoli. O time de Nápoles bateu a Juventus, por 2 a 0, no Estádio Olímpico de Roma. O time de Turim perdeu a chance de se sagrar o maior campeão da competição, seguindo empatada com o Roma com nove títulos conquistados. Já o time de Nápoles conquistou sua quarta Coppa Italia em sua história.

Num primeiro tempo disputado e de muita marcação, o time da Nápoles procurava mais o ataque que seu rival. Lavezzi quase marcou ao chutar a direita do gol do reserva Storari, que substituiu o barrado Buffon. Passada a pressão adversária, a Juventus começou a controlar a partida e levar perigo ao adversário. Marchisio e Vidal, com arremates de longe, assustaram o goleiro De Sanctis. Porém, com poucas chances criadas de ambos os lados, sobretudo da atual campeã italiana, o placar se manteve zerado até o intervalo.


Cavani gol Napoli (Foto: Reuters)
Cavani comemora o primeiro gol napolitano
 Na etapa final, o Napoli voltou melhor e, assim como no primeiro tempo, adotou uma postura ofensiva no início. Apesar de, com o tempo, o duelo ter ficado mais truncado, o time aproveitou o bom momento e abriu o marcador aos 13 minutos. Lavezzi alcançou bola na área, o goleiro Storari chegou atrasado, derrubou o atacante argentino e fez pênalti, que Cavani converteu. Atrás no marcador, a Juventus passou a atuar de maneira mais ofensiva e a criar mais oportunidades de gol. Apesar da pressão exercida pelo time bianconero, quem marcou foi a equipe napolitana. Em contra-ataque fulminante aos 37 minutos, Hamsik recebeu passe de Pandev e chutou cruzado para vencer Storari. Com a vantagem, os comandados de Walter Mazzarri apenas esperaram o apito final que permitiu o torcedor do Napoli ver a equipe ser campeã pela primeira vez depois de mais de duas décadas. Nos últimos minutos do duelo, Quagliarella, que entrou no segundo tempo, ainda acertou uma cotovelada no rosto de Aronica e recebeu o cartão vermelho direto.

Del Piero Juventus (Foto: AFP)
Em sua despedida, Del Piero deixou o campo na segunda etapa
Para se tornar campeão, o Napoli precisou de apenas cinco jogos. Nas oitavas de final, bateu o Cesena por 2 a 1. O Inter de Milão foi o rival seguinte a ser batido. Nas semis, única fase com ida e volta, o time perdeu para o Siena (2 a 1), mas deu o troco em casa (2 a 0). A finalíssima, como de costume, foi decidida na capital Roma. O uruguaio Cavani acabou como o artilheiro, com cinco gols.

O jogo marcou a despedida de Alessandro Del Piero, atacante italiano que eternizou a camisa 10 juventina durante 19 vitoriosos anos. Aos 37 anos, o ídolo italiano deixará a Velha Senhora com 290 gols em 705 jogos oficiais, oito títulos do Campeonato Italiano (dois deles anulados), uma Copa da Itália, quatro Supercopas da Itália, uma Liga dos Campeões, uma Supercopa Europeia e uma Copa Intercontinental.

Bandeira Del Piero Juventus (Foto: AFP)
Bandeiras para Del Piero ocuparam as arquibancadas do Olímpico de Roma

Nenhum comentário: