Pesquisar este blog

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

29ª rodada: Tá ''pintando' o campeão?


Tivemos nesta quarta-feira a abertura da 29ª rodada do Campeonato Brasileiro, e a tônica do momento é o Fluminense, mais líder do que nunca. Mas vamos por partes. A rodada começou mais cedo com o jogo dos desesperados entre os lanternas Atlético/GO e Figueirense.  E quem se deu melhor foram os catarinenses com mais um gol do atacante Aloísio, que ainda briga pela artilharia da competição. Apesar da vitória, a situação do Figueira ainda é muito difícil e a equipe vai precisar (e muito) do apoio da sua torcida para se livrar do descesso. Em contrapartida, O dragão já pode ir fazendo planejamentos para a disputa da série B no ano que vem, pois, com todo o respeito, o time ''já foi''. Em Campinas, a Ponte Preta, que era considerada por muitos um candidato ao rebaixamento em potencial ao início do torneiro, vai se superando. A Macaca, que é encardida, não deu mole para o Náutico. Venceu e praticamente escapou do fantasma da Série B.

O grande tropeço da noite foi do Botafogo de Seedorf, que enfrentou um Santos super desfalcado (principalmente de Neymar), e, jogando em casa, conseguiu a proeza de ser derrotado por 2 a 0. O resultado foi pro péssimo pro fogão, que já não vence há seis partidas e agora vê o G-4 muito, muito longe. Quem voltou a vencer depois de sete jogos foi o Cruzeiro, que recebeu a Portuguesa em casa e, com um futebol pouco convincente, venceu por 2 a 0. Destaque pro argentino Montillo, que voltou a jogar bem pela equipe celeste. No Pacaembu, Corinthians e Flamengo fizeram um jogo de cinco gols, digno do tamanho das duas equipes. Melhor pros paulistas, que, de virada, venceram por 3 a 2 e complicaram ainda mais a situação do rubro-negro, que ainda periga a zona de rebaixamento. O jogo mais disputado, pelo menos na teoria, aconteceu em São Januário. Vasco e São Paulo se enfrentaram em um confronto direto na briga pela última vaga do G-4. E o tricolor, mesmo sem a jóia Lucas e jogando fora de casa, não tomou reconhecimento da equipe vascaína e venceu sem problemas. Grandes atuações de Luis Fabiano e Oswaldo. O segundo, inclusive, caiu de vez nas graças do torcedor tricolor.


Inter teve dificuldades para abrir o placar, mas Jackson conseguiu e comemorou no segundo tempo . Foto: Ramiro Furquim/ Agif/Gazeta Press

E agora sim, falaremos sobre o líder, agora muito absoluto: Fluminense. E o tricolor não teve vida fácil não. Os comandados de Abel Braga foram até o Pituaçu enfrentar o Bahia, equipe que tinha, até então, a segunda melhor campanha do returno. Mas, jogando do seu jeito, com cautela e explorando os contra-ataques, o fluzão liquidou o jogo no segundo tempo (com gols de Bruno e Rafael Sóbis) e abriu nove, NOVE pontos de vantagem para o Atlético/MG. Este que, sem Ronaldinho Gaúcho, acabou sendo surrado pelo Internacional no Beira-Rio. Sem a criatividade do R49, a equipe alvinegra se postou mal em campo e fez, talvez, seu pior jogo em todo o torneio. O resultado foi muito ruim pro galo, que, pra piorar, pode ver o terceiro colocado Grêmio (que enfrenta o Sport nesta quinta, na Ilha do Retiro) se igualar em pontos. O que ninguém pode negar é que o Fluminense tá com uma mão na taça. E você, o que acha, o torcedor tricolor já pode ir preparando a faixa de tetra-campeão brasileiro? Dê seu comentário.

Nenhum comentário: