Pesquisar este blog

sexta-feira, 16 de março de 2012

Lindas vitórias, sufocos e vacilos, marcam a seman brasileira na Libertadores

leandro damião internacional x the strongest (Foto: AP)

 Na terça-feira, o Internacional entrou em campo pelo grupo 1, para enfrentar o até então líder, The Strongest, em casa, no Beira-Rio. O que ninguém esperava, era que o jogo iria ser tão fácil pros colorados. Sem muitas dificuldades, o time de Porto Alegre goleou por 5 a 0, com direito à três gols de Damião. O time boliviano apesar da liderança, não havia mostrado um bom futebol anteriormente. Nas duas partidas que havia jogado (duas em casa), jogou mais no contra-ataque, do que atacando o adversário. E logo aos 4min, Dagoberto apereceu livre na área, dominou no peito, e fez um belo gol: 1 a 0. 3 minutos depois, Dátolo cruzou na cabeça de Damião, que marcou o segundo. No segundo tempo, aos 11 minutos, Damião novamente, entrou na área e chutou. A bola bateu no goleiro, mas voltou pro centroavante colorado fazer o terceiro do Inter. Aos 28', ele denovo, Damião, girou e bateu na saída do goleiro: 4 a 0. Pra fechar, Jô, que havia entrado no lugar de Damião, fechou a conta pro time colorado, que é líder do grupo com seis pontos. O The Strongest é terceiro com os mesmos seis pontos do Inter, mas um saldo pior que o time gaúcho e que o Santos.


Anderson comemora gol do Fluminense contra o Zamora (Foto: Dhavid Normando / Photocamera)

Na quarta-feira, foi a vez do dono da melhor campanha de um time brasileiro na competição, o Fluminense, suar para vencer a retranca monstra do Zamora-VEN, no Engenhão. Graças ao zagueiro Anderson, o tricolor carioca se firmou na primeira posição do grupo 4, e já está praticamente garantido na próxima fase, com seis pontos de distância pro 3º colocado. A estratégia do time venezuelano era simples: se defender ao máximo. E na primeira etapa, eles fizeram isso muito bem. As chances foram escassas. Fred teve apenas duas chances boas para marcar, e o resto do time, praticamente não criou. Na volta pra segunda etapa, o Zamora continuava na mesma posição defensiva. Com Rafael Moura no lugar de Sóbis, as chances começaram à aparecer. E de tanto tentar, o Tricolor das Laranjeiras foi premiado. Aos 12 minutos, o zagueiro Anderson apareceu do nada no ataque e acertou um belo chute no canto do goleiro Forero. O Zamora se viu obrigado à atacar, e quase não marcou num lance, em que o herói Anderson tirou em cima da linha. Fim de jogo, e Fluminense muito perto da classificação.

O Corinthians tentou, suou, jogou melhor, mas não conseguiu os três pontos no México, diante do Cruz Azul. Mesmo jogando na altitude, o Corinthians jogou bem, coisa que já não se via há algum tempo, e num jogo em que a sorte não tava do lado corintiano, o placar mais provável, era mesmo o 0 a 0. O time paulista tinha boa posse de bola, mas o último toque sempre saía defeituoso. Tanto que as principais chances corintianas, vieram com o volante Paulinho, que tinha uma boa chegada ao ataque. Na segunda etapa, o ritmo corintiano continuava, e as chances ficaram mais claras. Porém, depois de um tempo, o time corintian 'parou', não atacava mais, e dava mais espaço aos mexicanos. E com esse contexto, Omar Bravo quase marcou pros mexicanos, em bola que Chicão salvou em cima da linha. Aos 46 minutos, Paulinho quase marcou num contra-ataque, mas o jogo terminou no 0 a 0. O Corinthians permancece na segunda colocação com 5 pontos, e pode ultrapassar o Cruz Azul, na próxima semana, quando se enfrentam novamente, desta vez no Pacaembu.


Felipe no jogo do Vasco contra o Libertad (Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do Vasco da Gama)

Por pouco o Vasco não conseguiu um excelente resultado diante do Libertad, no Paraguai. Após levar um gol nos últimos minutos, o Gigante da Colina empatou em 1 a 1, e agora precisa vencer de qualquer maneira o jogo da semana que vem, em São Januário, para não se complicar na competição. O jogo foi marcado pela violência, dois jogadores expulsos, reclamações, e acusações de racismo por parte da torcida paraguaia. O gol do Vasco saiu aos 16 minutos. Fágner cobrou falta na área, Diego Souza desviou de cabeça e colocou o Vascão na frente do marcador. Depois de um tempo, o Libertad mostrou melhora e tomou conta dos últimos minutos da primeira etapa. Na volta pro segundo tempo, os nervos ficaram à flor da pele logo aos 8 minutos, quando Diego Souza deu uma cotovelada no adversário e foi expulso. O meia vascaíno reclamou, se recusou à sair, e chegou à empurrar o quarto árbitro. Mesmo com um a mais, o Libertad não levava perigo, até que o treinador Burruchaga alterou o sistema ofensivo. E aos 25 minutos, o Libertad chegou ao empate com Nuñes, em bola sobrada na área. O Vasco se fechou e conseguiu evitar um prejuízo maior.


 neymar juan aurich x santos (Foto: AP)

O Santos assumiu a vice-liderança do Grupo 1 ao vencer o saco de pancadas do grupo, o Juan Aurich, por 3 a 1 em Chiclayo, no Peru. O time da Baixada Santista foi aos mesmos seis pontos de Internacional e The Strongest-BOL, mas o Inter tem um saldo melhor graças ao 5 a 0 imposto sobre o Strongest. O time santista demorou a se acostumar com o gramado sintético, e um campo muito reduzido. No começo, quem chegou mais foi o Juan Aurich, que chegou ao gol com Luis Tejada, aos 14min da primeira etapa. O Santos não conseguia se encontrar, Neymar estava perdido, e Ganso não conseguia criar em um campo tão pequeno. Com todo esse cenário, o Santos chegou ao empate com um lateral. Após bola pingada na área, Borges girou pra cima do zagueiro, e deixou Fucile na boa pra empatar o jogo aos 35min. Quatro minutos depois, falta na intermediária. Enquanto todos esperavam Neymar pra bola, Ganso cobrou, e contou com ajuda do goleiro Penny, pra virar a partida ainda na primeira etapa. O jogo ficou mais calmo pro Santos, quando aos 12min da segunda etapa, o zagueiro e capitão do Ciclón, Guadalupe, foi expulso. Com um a mais, o Santos impôs seu jogo e começou a tocar mais a bola. E foi assim, tocando, que o Peixe achou o terceiro gol. Aos 23min, Ganso deu lindo toque para Borges, na cara de Penny, ampliar pro Peixe. O time peruano começou a apelar, e chegou a agredir várias vezes, os jogadores santistas. Ai foi só esperar o apito final e comemorar o belo resultado.



No fim da partida, Maxi Biancucchi consola Ronaldinho
Foto: Cezar Loureiro / O Globo


Quem se deu pior entre os brasileiros foi, sem sobra de dúvida, o Flamengo, que chegou à abrir 3 a 0 contra o Olimpia, mas deixou o time paraguaio empatar, em pleno Engenhão. Com um Ronaldinho inspirado, o que não vinha acontecendo, e uma garotada muito boa no meio-campo, o time rubro-negro fez talvez, a melhor partida do ano. Com três jogadores da base no meio-campo (Thomás, Muralha e Luiz Antonio), Joel Santana queria fazer os garotos correrem para Ronaldinho criar com toda sua qualidade. Mas o gol demorou à sair. Veio aos 37min, com Bottinelli que aproveitou belo passe de Vágner Love pra tocar por cima de Martín Silva. No segundo tempo, logo aos 13min, o árbitro marcou pênalti de Silva em Vágner Love. Ronaldinho bateu bem, e converteu: 2 a 0. Cinco minutos depois, na jogada mais bonita do jogo, Ronaldinho deu um toque genial, virando a cara, para deixar Luiz Antonio na boa pra fazer o terceiro. Felicidade total no Engenhão, torcida cantando alto, Ronaldinho jogando muito, vitória assegurada... Nada disso! Aos 31min, Zeballos cobrou falta e diminuiu. A coisa começou a ficar tensa ao 38', quando Caballero acertou um belo chute de esquerda no canto direito de Paulo Victor. E o pesadelo se concretizou aos 43', quando Marín, na entrada da pequena área, recebeu sozinho e bateu de canhota no canto. Espanto total no Engenhão! Os jogadores pareciam não acreditar. Os 11 de linha e o técnico Joel, estavam perplexos. Sem forças, o Flamengo não conseguiu buscar mais um gol, e viu dois pontos serem jogado fora. O prejuízo só não foi pior, porque mesmo com apenas cinco pontos, o Flamengo lidera o grupo 2, que está super embolado.

Nenhum comentário: