Pesquisar este blog

sexta-feira, 20 de julho de 2012

10ª rodada: hegemonia atleticana e demissões


Com o término de todos os torneios paralelos, o Campeonato Brasileiro teve a realização de sua primeira rodada no meio de semana - a 10ª do torneio. E já dá pra ter uma noção de quem vai lutar lá em cima na tabela e quem vai brigar bravamente contra a degola.

A movimentação na parte de cima da tabela foi quase nenhuma. A liderança ainda pertence ao Atlético Mineiro, que, empurrado pela sua torcida no Independência, fez 3 a 1 no Internacional, e somou mais três pontos, chegando à 25 na tabela de classificação. Os comandados de Cuca continuam com o discurso de que a equipe vai lutar pelo título, e após esse começo arrasador, é difícil encontrar alguém que duvide. Já o Inter, vem vivendo de altos e baixos na competição, e após as badaladas contratações internacionais, o clube demitiu Dorival Júnior e anunciou o ex-jogador Fernandão como novo técnico.


Na cola do Galo está o Vasco, que mesmo sem brilhar vem conseguindo pontos importantes no comando de Cristóvão Borges. Vale lembrar que desde o início do Campeonato Brasileiro, o Vasco ainda não saiu do g-3. Com a vitória pelo placar mínimo sobre o São Paulo, que ainda não se encontrou no campeonato, o Gigante da Colina fica com 23 pontos, um a mais que o rival Fluminense, que goleou o Bahia no Engenhão,  em jogo festivo para Fred, que se tornou o maior artilheiro do tricolor em Brasileirões na era dos pontos corridos. O Bahia continua caindo na tabela e já frequenta a zona da degola. O técnico Falcão foi demitido nesta quinta-feira (19).
  

Fechando o G-4 temos o Grêmio, que bateu o Sport em casa, e ultrapassou o Botafogo, que empatou sem gols com o desfalcado Santos, na Vila Belmiro. Logo em seguida aparece o Cruzeiro, que venceu a Portuguesa fora de casa e se reabilitou das três derrotas seguidas. A Lusa é a primeira equipe fora do Z-4 e precisa ficar ligada pra não voltar pra lá. Em confronto de meio de tabela, o Naútico goleou a Ponte Preta em casa e subiu pra 11º. O revés dá uma parada na ótima arrancada da Macaca, que está em 9º lugar e faz boa campanha. Quem vai caindo na tabela é o Flamengo, que foi goleado em casa pelo Corinthians, e amarga um décimo lugar. Douglas foi destaque da partida com dois belos gols. Se a perda de jogadores e o pensamento no Mundial Interclubes não prejudicar, o Timão tem time e qualidade para defender o título brasileiro. Em contrapartida, o Flamengo vive uma crise sem fim. A torcida protestou muito, e com razão. Um time sem diretoria e presidente de qualidade. Uma equipe com inúmeros problemas internos e externos. E se nada for feito, o time da Gávea vai precisar se acostumar com posições baixas na tabela, e até mesmo se preocupar com o rebaixamento.

Na parte debaixo da tabela tivemos um confronto reeditando a final da Copa do Brasil deste ano entre Palmeiras e Coritiba. E, assim como naquele jogo de uma semana atrás, houve muita marcação, e no final, placar mostrando 1 a 1. O Coxa continua perigando a zona do rebaixamento com apenas oito pontos ganhos na 16ª posição, enquanto o Palmeiras permanece no Z-4 e vai tentando recuperar o tempo perdido, assim como seu rival Corinthians. E fechando a rodada, a tão esperada primeira vitória do Atlético-GO, que, jogando em casa, bateu o Figueirense em um jogo bem movimentado. Mesmo com a vitória, o Dragão permanece na lanterna com apenas cinco pontos. Já o Figueira, vem de uma sequência de resultados bem ruim, e já entrou na zona do rebaixamento.


E assim foi a 10ª rodada do Campeonato Brasileiro. O torneio nacional mais disputado do mundo começa a ter suas rodadas mais próximas umas das outras, e a emoção e tensão vai aumentando a cada rodada. Sem falar na maratona de jogos que pode prejudicar os atletas, portanto, comissão técnica e médicos devem ficar ligados quanto à isso. E com o término dos torneios paralelos, todos os vinte clubes se voltam para a disputa do Brasileirão, o que significa que veremos jogos mais técnicos daqui pra frente, já que, enfim, os treinadores poderão usar os seus principais jogadores, inclusive os que estão chegando agora. Daqui pra frente, o Brasileiro promete, e muito. Aguenta coração!

Nenhum comentário: