Pesquisar este blog

sábado, 28 de julho de 2012

A rodada do Brasileiro e a estréia discreta de nossa seleção nas Olimpíadas


O Campeonato Brasileiro teve a realização de mais uma rodada neste meio de semana. E entre tantos jogos e gols, o destaque fica pra belíssima rodada dos líderes, que aproveitaram tropeços alheios e se distanciaram ainda mais nas duas primeiras colocações da tabela.

Começamos falando do líder Atlético-MG, que não deu sorte pro azar e venceu mais uma, a sétima consecutiva. Jogando em casa, no Estádio Independência, o galo bateu fácil o desfalcado Santos com gols de Danilinho e Réver. Os comandados de Cuca continuam com uma campanha impecável. São incríveis dez vitórias em doze jogos, sem falar que o time tem o melhor ataque e a melhor defesa da competição. E um fator que pode ajudar muito o galo na busca deste título que não vem há 40 anos é a torcida, que agora, enfim com um estádio em Belo Horizonte, pode comparecer em peso. E esta belíssima campanha coroa ainda mais o técnico Cuca, conhecido por fazer excelentes trabalhos por onde passa.


Logo atrás está o Vasco. Outro time que merece muito respeito, pois mesmo com inúmeros desfalques e sem possuir uma grande equipe, consegue ter uma consistência absurda em campo, e os resultados positivos são consequência do trabalho. O cruzmaltino se confirmou na cola do galo ao vencer o clássico contra o Botafogo com um gol solitário de Alecsandro e se isolar dos demais colocados. Tudo graças a derrota do Fluminense, que foi derrotado pelo Grêmio no estádio Olímpico. Com o resultado negativo, o tricolor fica à quatro pontos do Vasco e à seis do Atlético-MG. O Grêmio aproveitou sua quarta vitória seguida, se apoximou do Flu na tabela, e vai se ajeitando no comando de Vanderlei Luxemburgo. Em contrapartida, o revés dá uma travada na sequência de bons resultados do Fluzão.

Quem vai subindo na tabela é o Internacional, que venceu o Figueirense fora de casa no jogo que promovia a estréia de Hélio dos Anjos como treinador do Figueira. Com um gol de Dagoberto, o colorado chegou à sua segunda vitória em dois jogos no comando do técnico Fernandão. Já o time catarinense passa por um momento muito conturbado, com muitas trocas na comissão técnica e no comando de futebol do clube. Empresas parceiras da equipe acabaram se afastando, e agora o novo técnico Hélio dos Anjos tenta ser o bombeiro para apagar esse incêndio que já invade e acaba afetando o time dentro de campo. No Pacaembu, o Corinthians voltou a vencer e subiu na tabela. Vitória por 2 a 0 sobre o Cruzeiro, que trouxe de volta a confiança dos torcedores corintianos. A raposa, depois de conseguir duas importantes vitórias, volta a perder, mas permanece perto dos primeiros colocados.


Quem ainda não se encontrou na competição é o Palmeiras, que enfrentou o Bahia, em casa, na Arena Barueri, e foi surpreendido. Com dois gols de Souza, o tricolor baiano venceu na estréia do técnico Caio Júnior. O Verdão continua muito irregular e permanece beirando o Z-4. No jogo mais movimentado da rodada, o Coritiba visitou o Náutico nos Aflitos e se deu bem. Depois de estar perdendo por duas vezes, o coxa mostrou a força de seu grupo e buscou a virada, vencendo por 4 a 3. Com a vitória, o coxa dá uma respirada na tabela, enquanto o Naútico anda muito irregular e volta a se preocupar com a parte debaixo da tabela. No Moisés Lucarelli, a Ponte Preta recebeu o Sport em busca da reabilitação no campeonato. Porém, a macaca não passou deu um empate por 1 a 1 e, após um iníco promissor, parece que vai perdendo força. O Leão ainda busca se afastar de vez da zona da degola.

No jogo mais fraco da rodada, Flamengo e Portuguesa duelaram no Engenhão em um jogo de muita marcação e pouca técnica, o que já era esperado pelo que ambas equipes vem mostrando na competição. O rubro-negro, que promoveu a estreia do técnico Dorival Júnior nesta partida, permanece buscando soluções para seu péssimo momento.  Enquanto isso, a equipe vai refletindo isso dentro de campo e também na classificação. Já a lusa não pode comemorar muito o empate, já que este não tira o time do Z-4. Pra fechar, paramos no estádio Serra Dourada, onde o ex-lanterna Atlético-GO aprontou pra cima do São Paulo. O time goiano começou com tudo, relaxou na segunda etapa, mas conseguiu segurar a importante vitória por 4 a 3. O resultado não tira o time da degola, mas que ajuda muito, até na moral e no entusiasmo de todos dentro do clube. Já o tricolor paulista continua mal sob o comando de Ney Franco, que está utilizando jovens jogadores para tentar sanar os desfalques e as deficiências no elenco, coisa que não anda dando certo.



Além da realização da 12ª rodada do Brasileirão também tivemos a tão aguardada estréia da nossa seleção nas Olimpíadas de Londres. Após um início conturbado, nossa seleção se encontrou e com toques rápidos e muita velocidade abriu uma ótima vantagem na primeira etapa, com gols de Rafael, Damião e Neymar. Porém, pareceu que outra equipe entrou em campo na segunda etapa. Com muitos erros defensivos e pouca inspiração do meio pra frente, a equipe relaxou e acabou sofrendo um sufoco desnecessário, e se não fosse o ótimo primeiro tempo, a decepção seria ainda maior.


Como ponto positivo podemos citar que o primeiro tempo da seleção foi muito convincente. Muita movimentação, jogadores sem posições fixas e o principal: jogadas agudas, coisa que não vinha acontecendo. Porém, devemos ressaltar o péssimo segundo tempo de nossa seleção. Nossos volantes não conseguiram chegar à frente, o zagueiro Juan se mostrou muito inseguro durante todo o jogo, e Thiago Silva fez apenas um jogo correto, sem demonstrar aquele calma e liderança habitual. Sem falar que o goleiro Neto, também transmitiu insegurança em alguns lances. Era o tão famoso 'peso' da estréia. Ou talvez, para os mais negativos, falta de qualidade de nossa seleção, o que eu discordo plenamente. Em vista do que as outras seleções demonstraram, nosso time é infinitamente melhor tecnincamente que qualquer outro. Até a seleção espanhola se mostrou enfraquecida, tanto que foi derrotada na estréia. Portanto, resta a Mano Menezes colocar o time novamente nos trilhos para o jogo contra a Bielorrúsia. Se for assim, o time tem tudo para vencer e continuar seu caminho rumo ao ouro olímpico, porque time temos de sobra para ganhar esta medalha inédita. Avante Brasil!


Nenhum comentário: