Pesquisar este blog

domingo, 1 de julho de 2012

Fúria atropela a Itália em Kiev e faz história na UEFA Euro 2012



Espanha itália final campeã eurocopa (Foto: Agência Getty Images)

Neste domingo, o mundo inteiro parou para ver a grande final da Eurocopa 2012 na expectativa de acompanharem um grande jogo. E eles não se decepcionaram. Espanha e Itália entraram em campo no Estádio de Kiev, na Ucrânia, com um único objetivo: o título. A Azzurra, que havia ganhado moral com as vitórias nas últimas semanas, estava em busca de seu segundo título da competição. Já os espanhóis tinham o objetivo de fazer história e se tornarem o primeiro time a ser bicampeão da Eurocopa. E eles conseguiram. Com um futebol vistoso e agressivo, muito diferente do que havia apresentado até agora no torneio, a Fúria não teve piedade da Itália e aplicou a maior goleada de uma final de UEFA Euro: 4 a 0.  A expectativa era grande antes do início do jogo.

Todos queriam ver no que daria o confronto entre o time 'chato' espanhol e o time de habilidade e posse de bola italiano. Sem falar que apesar da superioridade frente as outras equipes nos últimos anos, a Espanha não ganhava da Azzurra em jogos oficiais desde o distante ano de 1920


O começo de jogo foi mais ou menos como o esperado. A Espanha com posse bola e tentando achar espaços, enquanto a Itália marcava sob pressão e tentava ficar um pouco com a bola. Porém, dava pra notar nitidamente uma pitada a mais de objetividade e velocidade no time espanhol, que provavelmente queria 'calar a boca' dos críticos. E, apesar do equilíbrio na partida, a Fúria chegou ao gol. E por duas vezes. Primeiro com Silva, completando de cabeça cruzamento de Fabregas. E depois, com Alba, aproveitando belo lançamento de Xavi e tocando por baixo de Buffon. E os times foram para o vestiário com o placar mostrando 2 a 0 para a Espanha.

O segundo tempo começou como terminou o primeiro, com a Itália tendo mais volume de jogo, criando algumas oportunidades e tentando diminuir o marcador. Enquanto isso, a Espanha controlava bem a partida, e ainda assustava. Até que uma mexida de Prandelli decretou o jogo. Aos 16 minutos, o italiano colocou o brasileiro naturalizado italiano Thiago Motta em campo. Depois de um minuto em campo, o volante sentiu uma fisgada na coxa e deixou o campo. Como já havia feito as três mudanças, a Itália continuou o jogo com dez jogadores. Os espanhóis começaram, então, a marcar sob pressão e tocar a bola de lado, já que tinha superioridade numérica em campo. Com isso, chegaram mais duas vezes ao gol, primeiro com Torres, e depois, com Mata. Colocando o adversário na roda, a Fúria levou o jogo até o final e coroou com mais um título esta incrível geração de jogadores, que já entrou para a história do futebol mundial.




Pra quem criticou os espanhóis nesta Eurocopa por tocarem muito a bola de lado e não serem objetivos, está ai uma belíssima resposta. A Espanha mostrou neste jogo o que ainda não havia mostrado em toda competição. As trocas de bola, triangulações e jogadas em profundidade, puderam, enfim, ser vistas pelo público espanhol. Depois de conquistar a UEFA Euro 2008 e a Copa do Mundo de 2010, a Espanha chega a mais um título importante, o terceiro em quatro anos, mostrando que ainda é a melhor seleção do mundo e super candidata a vencer a Copa das Confederações no ano que vem, e a Copa do Mundo de 2014, ambas aqui no Brasil, e prometem chegar ainda mais longe, se é que é possível isso. Será que ainda há quem duvide dessa geração espanhola?

Nenhum comentário: