Pesquisar este blog

segunda-feira, 23 de julho de 2012

11ª rodada: afirmações e estréia ofuscada


Neste fim de semana tivemos a realização de mais uma rodada do nosso glorioso Campeonato Brasileiro. Já se passaram onze rodadas, e já tem muito time que precisa ficar com o olho aberto, se não, a Dona Segundona vem visitar logo cedo. A rodada foi marcada por poucas surpresas e mudanças na tabela. Quem estava em cima venceu (com excessão do Botafogo), e quem estava na parte debaixo, perdeu, o que ajuda a abrir uma distância enorme entre os líderes e os últimos colocados logo no começo da competição.

Vamos começar falando dos líderes, que entraram em campo no sábado para defenderem suas respectivas posições na tabela. O Atlético Mineiro está mais líder do que nunca. O galo mais lindo do mundo, novamente, passou aperto, mas conseguiu se recuperar e goleou o Sport, na Ilha do Retiro, em Recife, com direito à show do garoto Bernard. O time de Cuca tem tudo pra dar certo nesse Brasileirão, com uma equipe que mescla jovens promessas e jogadores experientes, o que faz o time ter um equílibrio enorme dentro de campo, o que permite ao time realizar viradas como esta em Recife. Já o Leão da Ilha perdeu mais uma, e anda perigando a zona de rebaixamento. Na cola do galo está o Vasco, que não teve dificuldade para bater o desfalcado Santos em São Januário. Mesmo com a baixa de jogadores como Fágner e Diego Souza, negociados com o exterior, o time de Cristóvão Borges continua mostrando uma enorme e importante consistência. Consistência essa, que foi muito importante no Brasileiro passado, quando o cruzmaltino foi vice-campeão. Logo abaixo do Vasco está seu rival Fluminense, que teve que suar para bater a indigesta Ponte Preta em Campinas. A vitória só veio nos acréscimos, graças à um gol de pênalti de Fred. O Fluzão, enfim, vai conseguindo tirar o excelente time do papel e colocar ele em campo. Fred continua muito decisivo, e com a ajuda do vitorioso Abel Braga, o Tricolor das Laranjeiras tem tudo pra dar certo neste Brasileirão.


Mais abaixo, mas não muito, está o Grêmio, que não quis nem saber de festa e amargou a estréia do meia holandês Seedorf no Botafogo. Vitória magra no Engenhão, com gol de Marcelo Moreno. O Tricolor Gaúcho, que viveu alguns altos e baixos na competição, volta a se encontrar em campo e chega à sua sétima vitória na competição. Em contrapartida, o Botafogo continua jogando bem, mas os resultados não estão vindo, e se o time da estrela solitária continuar perdendo pontos em casa, fica difícil pensar até em Libertadores no próximo ano, mesmo com o reforço de Seedorf para um time que já era bom. Quem se beneficiou com a derrota do Fogão foi o Cruzeiro, que venceu o Flamengo pelo placar mínimo no Independência em Belo Horizonte, e subiu pra quinta colocação. Depois das três derrotas consecutivas, a Raposa voltou a vence e tenta, enfim, se encontrar no comando de Celso Roth. O Flamengo, que cansou de perder gols feitos, continua numa maré de azar sem fim, e já cansada dos mals resultados, a diretoria rubro-negra resolveu demitir o técnico Joel Santana. Creio que o problema não é só o treinador, e sim um problema mais interno, nas tribunas do clube e até mesmo dentro de campo com os jogadores. No momento só nos resta esperar o anúncio do novo técnico do clube, já que, pelo atual momento que passa o clube, poucos treinadores se habilitam a dirigir o Flamengo, mesmo sendo um clube grande, já que ninguém gosta de pegar um trabalho e ter que recomeçar do zero já em meio de temporada..

ae55 Depois do desastre contra o Emelec, Joel Santana faz de tudo para não ser demitido do Flamengo. Se compara a Alex Ferguson e escolhe os culpados pelo fracasso na Libertadores: Luxemburgo e jovens jogadores que a diretoria lhe deu...


Logo atrás do Cruzeiro, na sexta colocação, está o São Paulo, que enfrentou o Figueirense no Orlando Scarpelli, e, graças à dois garotos da base, venceu pela primeira vez no comando do técnico Ney Franco. Jogando com três zagueiros, o tricolor foi eficiente e não desperdiçou as chances que teve no jogo. O Figueira permanece ladeira abaixo literalmente, e agora, a aposta da diretoria alvinegra é no técnico Hélio dos Anjos, que chega pra tentar resolver o problema em Florianópolis e tirar o clube desta situação incômoda. Mas incômoda mesmo é a situação do Atlético-GO na tabela. Após vencer o Figueirense na última rodada e dar indícios de reabilitação no campeonato, o Dragão foi goleado pelo Internacional em Porto Alegre, no jogo que promoveu a estréia do ex-ídolo da torcida Fernandão no comando colorado. Como já foi dito aqui, a aposta da diretoria é arriscada, mas a primeira impressão (que é a que fica) foi muito boa. O eterno 'Capitão América' montou um esquema que deixou o time muito veloz na transição da defesa pro ataque, com um toque de bola rápido e preciso, envolvendo o adversário, que pouco ameaçou. Agora, é esperar pra ver como se desenrola o trabalho de Fernandão no Beira-Rio.


Tentando entrar de vez no campeonato, o Palmeiras enfrentou e venceu o Naútico na Arena Barueri, na reestreia do centroavante Obina no verdão. Este que, logo na sua estréia como titular, deixou o seu gol e ainda deu assistência. O time do Parque Antártica ainda tenta se afastar da zona da degola, assim como o timbu. O rival do Palmeiras: Corinthians, continua oscilando muito na competição. No sábado, o Timão recebeu a portuguesa num Pacaebu lotado, mas não conseguiu corresponder as expectativas da torcida e não passou de um 1 a 1 sonolento com a lusa, e assim como o verdão, tenta se encontrar no Brasileirão. Já a lusa, permanece no Z-4, assim como o Bahia, que, jogando em casa, chegou à abrir 2 a 0 no marcador mas permitiu o empate do Coritiba.

A disputa é bastante acirrada, tanto na parte de cima como na de baixo. Todo jogo agora é pegado, ninguém quer sair de dividida, não tem bola perdida. E os torcedores e admiradores do esporte querem mais é que o circo pegue fogo. E é melhor se preparar, pois neste meio de semana já tem mais.

Nenhum comentário: