Pesquisar este blog

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Balanço dos estaduais pelo Brasil


Botafogo e Grêmio goleiam, nos seus respectivos estaduais; Sport vence e assume vice-liderança; Galo vence e vai passar o carnaval líder


Campeonato Carioca


maicosuel botafogo x  bonsucesso (Foto: Satiro Sodré/Agif)
A 6ª e penúltima rodada do Campeonato Carioca, teve seu início hoje. O Botafogo manteve o embalo depois da goleada no meio de semana e bateu por 4 a 1 o Bonsucesso, neste sábado, no Engenhão. Os donos da casa sofreram no primeiro tempo e só abriram o placar nos minutos finais, com Maicosuel. No início da etapa final, Loco Abreu ampliou o marcador, de pênalti. O Bonsucesso diminuiu com um gol de Adriano Magrão, mas o Botafogo deu números finais ao confronto com dois gols Herrera. Com o resultado, os alvinegros chegaram a 12 pontos e assumiram a liderança do grupo A da Taça Guanabara. Já os visitantes, segue com cinco pontos, sem chance de classificação para as semifinais do primeiro turno do Campeonato Carioca. O Botafogo vai decidir a classificação para as semifinais da Taça Guanabara no próximo sábado, contra o Macaé, na Região dos Lagos. Já o Bonsucesso vai até a Rua Bariri para enfrentar o Olaria.

Outro time a entrar em campo neste sábado, foi o Boavista, que conseguiu uma importante vitória. Jogando diante de sua torcida, em Bacaxá, o time da Região dos Lagos bateu o Bangu pelo placar de 4 a 2. O jogo foi difícil, uma vez que a equipe alvirrubra buscou a igualdade por duas vezes na partida, a segunda já perto do fim. Mas o time da casa mostrou força e resolveu a parada com mais dois gols. Para o Boavista, marcaram Somália (um dos artilheiros da competição, com sete tentos), Rafael Azevedo (contra), Renan e Fabiano Gadelha. Bruno Costa (contra) e Marcelo Fernandes fizeram os gols do Bangu.Com o resultado, o Boavista chegou a 11 pontos e ocupa a segunda colocação no Grupo B da Taça Guanabara. O time de Bacaxá soma quatro pontos a mais que o Fluminense, agora quarto colocado, com sete pontos. O Tricolor tem dois jogos a menos, mas, se perder o clássico deste domingo para o líder Vasco (12 pontos), vai ficar em situação complicada para conseguir uma das duas vagas do grupo na fase semifinal. O Bangu segue sem pontuar.

Outro a colocar pressão sobre o Fluminense foi o Friburguense. Também neste sábado, o time da Região Serrana bateu o Americano por 1 a 0, em Campos. Rômulo, outro artilheiro do Carioca com sete gols, foi o herói da partida. O Frizão tem agora dez pontos no Grupo B, também com dois jogos a mais que o Flu. O Americano é o vice-lanterna, com quatro pontos.

Pelo Grupo A, o Olaria recebeu o Macaé, na Rua Bariri, e perdeu por 1 a 0, gol de Douglas Assis. A equipe suburbana aparece na lanterna do grupo, com quatro pontos. O Macaé é o quarto, com oito. O Botafogo, que goleou o Bonsucesso por 4 a 1, é o líder com 12 pontos. Resende e Flamengo aparecem na sequência, com nove. Estes últimos vão a campo neste domingo, contra Madureira e Nova Iguaçu, respectivamente.

Campeonato Gaúcho

Com dois de Naldo, Grêmio goleia o Santa Cruz por 4 a 1 no Olímpico Jefferson Botega/

Pela 7ª e penúltima rodada da Taça Piratini - o primeiro turno do Gaúchão -, o Grêmio entrou em campo neste sábado, as 20:30. Era o jogo que faltava para a torcida. A força aérea tricolor estava afiada e o Grêmio goleou o Santa Cruz marcando quatro vezes de cabeça. O resultado de 4 a 1 foi construído com dois gols de Naldo, um de Douglas Grolli e outro do atacante Kleber. Com a vitória, o time de Caio Júnior chega aos 13 pontos e fica na terceira posição do Grupo 2 da Taça Piratini. Caso o Cruzeiro, o quinto colocado no grupo com oito pontos, não supere o Inter na próxima quarta, e o Cerâmica, sexto lugar com sete pontos, não vença o Ypiranga neste domingo, o Grêmio garante vaga na próxima fase da competição. O Grêmio agora terá uma semana para trabalhar. O próximo jogo será diante do São José, no próximo sábado, às 17h no Passo D'Areia.

O Cruzeiro mostrou não se abalar com a punição no TJD, que lhe tirou seis pontos no primeiro turno do Gauchão. Na tarde deste sábado, jogando em casa, no Estrelão, em Porto Alegre, repetiu o usual bom futebol e goleou o Canoas por 4 a 0, pela sétima rodada. O resultado afeta diretamente o Grêmio no Grupo 2, já que a vitória do time de Beto Campos impede uma classificação antecipada do Tricolor à próxima fase, mesmo que vença o Santa Cruz, às 21h, no Olímpico. O Cruzeiro agora sobe para o quinto lugar, com oito pontos e um jogo a menos. Já o Canoas continua na lanterna do Grupo 1, com apenas um ponto.

No outro jogo das 20:30, o Pelotas derrotou o São José por 1 a 0 na Boca do Lobo, e ficou mais próximo da zona de classificação.O placar só foi definido aos 45 minutos da etapa complementar, quando o zagueiro Marco Tiago marcou e deu a vitória ao Pelotas.Com o resultado, a equipe sai da penúltima colocação do Grupo 2 e fica próxima da zona de classificação: está um ponto atrás do quarto colocado, Veranópolis. No próximo sábado, o Pelotas enfrenta o Inter no Beira Rio.O São José segue em segundo colocado no Grupo 1 e recebe o Grêmio no estádio Passo D'Areia, também no próximo sábado.
Campeonato Pernambucano
Sport (Foto: Aldo Carneiro)
No único jogo de sábado, pelo Campeonato Pernambucano, o Sport se recuperou do último resultado adverso na Ilha do Retiro (derrota por 1 a 0 para o Ypiranga-PE). E pode agradecer a Marcelinho Paraíba. Dentro de casa, o Leão venceu o Porto-PE por 4 a 2, de virada, com atuação de gala do meia, que teve papel decisivo na hora de afastar o princípio de crise que rondava o clube. Com a vitória, a equipe foi a 17 pontos e assumiu temporariamente a vice-liderança do Campeonato Pernambucano. Neste domingo, o Rubro-negro pode voltar à quarta colocação caso Náutico e Santa Cruz vençam seus jogos. 
Os gols do Porto foram marcados por Kiros e Joelson, num intervalo de quatro minutos. O Rubro-Negro descontou com um gol contra de Ailton, e a partir daí brilhou a estrela de Marcelinho Paraíba, que marcou três vezes, todas em lance de bola parada, e sacramentou a virada. O resultado positivo tira a guilotina do pescoço do técnico Mazola Júnior, que vinha sendo criticado por parte da torcida. Quem não conseguiu afastar a crise foi o treinador do time de Caruaru, Laelson Lima. A equipe segue com 11 pontos, na sexta colocação, e pode ser ultrapassada por Ypiranga, Araripina, Serra Talhada, Belo Jardim e Central no complemento da rodada, ficando perto da zona de rebaixamento. As duas equipes voltam a campo no meio de semana, pela décima rodada do estadual. Na quarta-feira, o Porto enfrenta o Serra Talhada o estádio Lacerdão, em Caruaru, às 20h. No dia seguinte, o Sport faz o clássico contra o Santa Cruz no estádio do Arruda, no mesmo horário.


Campeonato Mineiro

No único jogo de sábado pela terceira rodada do Campeonato Mineiro, o Galo recebeu a Caldense e conseguiu alcançar o objetivo. O Atlético assumiu a liderança do Campeonato Mineiro ao vencer, sem dificuldades, por 2 a 0, neste sábado, na Arena do Jacaré, pela terceira rodada. Rafael Marques e Bernard fizeram os gols. Com o resultado, o Galo vai passar o carnaval, quando não haverá rodada do Estadual, na ponta da competição, com três vitórias em três jogos. O América, único clube que têm chance de ultrapassar o Alvinegro, não joga neste fim de semana. O compromisso do Coelho pela terceira rodada será apenas na Quarta-feira de Cinzas, dia 22, contra o Nacional de Nova Serrana. A Caldense permanece com três pontos, na oitava colocação. Com a pausa para o carnaval, o Galo só volta a campo no dia 26, contra o Guarani, em Divinópolis.

Jorge Gontijo/EM/D.A Press



Nenhum comentário: