Pesquisar este blog

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Libertadores: Corinthians e Flamengo empatam; Santos oscila, e é derrotado


Léo Moura gol Flamengo x Lanus (Foto: Alexandre Vidal / Fla imagem)

Santos, Corinthians e Flamengo entraram em campo na noite desta quarta-feira, pela rodada de estréia nos seus respectivos grupos pela Taça Libertadores. Timão e Fla seguraram o empate em seus jogos. Já o Santos foi surpreendido pela Strongest. Confira um resumo das três partidas:

Lanús 1 x 1 Flamengo - No estádio La Fortaleza, o Flamengo suou para empatar com o enjoado Lanús, na Argentina. Experiente, Joel Santana montou um esquema, que para os torcedores podia parecer estranho, mas  que para o próprio Joel, já é normal. O Flamengo entrou em campo com quatro volantes. O intuito disto? liberar os laterais Léo Moura e Júnior César para chegaram mais ao ataque. Apesar da experiência de Joel, o esquema não deu certo. O Flamengo sem Vágner Love suspenso, jogava com Deivid isolado na frente. Um time sem criatividade alguma, com o único meia de ofício, Ronaldinho, pouco inspirado e bastante apagado. A saída poderia ser Botinelli, mas Joel preferiu deixar o argentino no banco de reservas. Mesmo com quatro volantes, as subidas de Léo Moura e Júnior César não eram frequentes. O motivo? A velocidade do ataque do Lanús. Sempre que os dois subiam, era um fuzuê total na defesa Flamenguista, que parecia desnorteada. O time jogava na base do chutão, ora com David Braz, ora com Welinton. A arma mais perigosa do time argentino, era o centroavante Pavone. As jogadas  dos granate eram sempre nele. Mesmo sem criatividade, o Flamengo chegou primeiro ao gol. Aos 45', Júnior César cruzou rasteiro da esquerda a bola passou pelos dois zagueiros argentinos e por Deivid, até sobrar limpinha para Léo Moura completar pro gol e fazer seu segundo gol nesta Libertadores, e colocar o Flamengo em vantagem antes do intervalo. O segundo tempo foi igual ao segundo. Lanús no ataque e Flamengo se defendendo como podia. O mesmo problema do primeiro tempo se repetia. O rubro-negro não tinha criatividade nenhuma. Ronaldinho era um zero á esquerda. Só aos 27 minutos Joel decidiu colocar Botinelli. No mesmo instante o técnico do Lanús, Gabriel Schurrer, colocava Carranza em campo. Mudança que mudaria o jogo. Na raça, o time argentino ganhou duas divididas e entrou na grande área. Pavone de costas para o gol ajeitou e Carranza que acabara de entrar, bateu firme de perna esquerda, empatando o jogo em Lanús. Com a igualdade, o Flamengo deu uma leve melhorada. Com Botinelli, as jogadas eram criadas com mais facilidade, mas nada que mudasse o jogo. Talvez, se Joel tivesse mexido antes e tivesse sido mais ousado, a história poderia ter sido outra em La Fortaleza. O Flamengo volta a jogar pela Libertadores, dia 8, no Defensores del Chaco, contra o Emelec, do Equador.

Neymar Santos x The Strongest (Foto: EFE)The Strongest 2 x 1 Santos - No Estádio Hernando Siles, em La Paz, na Bolívia, o Santos enfrentou o apenas razoável The Strongest e foi surpreendido. O Peixe criou inúmeras chances de gol e acabou sendo castigado no finalzinho. Os 45 minutos inicias foram eletrizantes, na altitude boliviana. Aos nove minutos de jogo - em jogada que já foi realizada contra Palmeiras e Botafogo-SP pelo Paulistão -, Ganso cobrou falta na cabeça de Neymar, que cabeceou bonito para grande defesa de Daniel Vaca, mas no rebote Henrique não perdoou e colocou os Santistas em vantagem. Depois de tanto tentar, a equipe boliviana chegou ao empate. Soliz cruzou rasteiro pela direita, a bola passou na frente de todo mundo na grande área, até chegar em Cristaldo, que só teve o trabalho de empurrar pro gol: 1 a 1. No segundo tempo, o jogo continuou no mesmo ritmo, correria, jogo bem aberto, que estava dando gosto de ver. E o Santos desandava á perder gols. Muricy colocou Elano para dar mais consistência ao meio-campo Santista, mas nada de bola na rede. Até que de tanto perder gol, o Santos levou o castigo. Já aos 45 minutos, Pablo Escobar cobrou escanteio na cabeça de Ramallo que empurrou para as redes e garantiu a festa boliviana, em La Paz. O Santos partiu desesperadamente para o ataque. Em vão. Final de jogo e Santos estreando com derrota na Libertadores. O próximo desafio do Santos pela Libertadores, é dia 8 de Março, na Vila Belmiro, diante do Internacional de Porto Alegre, em um dos grandes jogos da primeira fase da competição.

Gamadiel Garcia e Paulinho Corinthians (Foto: AP)Deportivo Táchira 1 x 1 Corinthians - No estádio Pueblo Nuevo, em São Cristobal, na Venezuela, o Corinthians se safou de uma derrota na estréia, graças á um gol de Ralf no último minuto. Mesmo jogando em casa, o Táchira explorava os contra-ataques, e assim chegou ao gol. Aos 20min, após lateral cobrado, Chourio cabeceou para trás, Chicão tentou tirar, mas a bola bateu em Herrera e enganou Júlio Cesar que não pôde fazer nada: Táchira 1 a 0. O Corinthians brigava na frente, Emerson tinha boa presença e muita raça. Na segunda etapa, aos 19', Herrera recebeu lançamento e cruzou pra área, Chourio chutou e parou em Júlio Cesar, e no rebote completou pro gol. Mas para alívio corintiano, foi marcado impedimento na jogada. E o timão continuava em cima. Lutava, lutava e lutava. De tanto lutar, o Corinthians conseguiu empatar, e na raça, bem no estilo Corinthians mesmo. Aos 48' da segunda etapa, em cobrança de falta, Alex levantou na área, e Ralf apareceu de surpresa e acertou uma bela cabeçada para empatar a partida e salvar o Corinthians de um pequeno vexame. O Corinthians pega o Nacional-PAR, pela 2ª rodada da Libertadores, dia 7 de março, no Pacaembu.

Nenhum comentário: