Pesquisar este blog

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Neymar ganha presente de grego; Timão Tropeça e Tricolor é líder! A 5ª rodada do Paulistão


Pelo Campeonato Paulista, a rodada foi movimentadíssima. Tivemos Neymar fazendo aniversário, e levando presente de grego. Tivemos, o Corinthians tropeçando; e ainda tivemos, o contestado Willian José, desencantando no São Paulo. Vamos ao resumo da 5ª rodada do Paulistão:

Cicinho Palmeiras Neymar Santos (Foto: Ricardo Saibun / Ag. Estado)

O clássico prometia ser de Neymar. No dia de seu aniversário de 20 anos, o atacante do Santos colocou a cereja em seu próprio bolo com seu centésimo gol como profissional. O Palmeiras, porém, não queria saber de cerimônia. E acabou com a festa do santista com uma virada de tirar o fôlego, fazendo 2 a 1 na abafada Presidente Prudente. Os gols de Fernandão e Juninho foram marcados aos 43 e 46 do segundo tempo. Foi a primeira derrota do Santos no ano, no segundo jogo dos titulares na temporada. O time permanece fora do G-8 do Paulistão O próximo jogo é quinta-feira, contra o Botafogo, em Ribeirão Preto. Já o Palmeiras segue invicto, colado nos líderes, e volta a jogar na quarta-feira, contra o XV de Piracicaba, no Pacaembu. Desde o apito inicial, os palmeirenses armaram uma forte marcação homem a homem. Foram raras as chances de gol nos primeiros 15 minutos de um clássico de marcação e pouca “ousadia e alegria”. Foi quando Neymar resolveu trocar as chuteiras. Pode ser só coincidência, mas funcionou. O carrapato Cicinho o seguiu até a beira do campo, mas já não vencia mais o duelo particular. Neymar, enfim, começou a se soltar, chamar o jogo e mostrar um pouco de seu vasto acervo de dribles desconcertantes. Para deixar o Peixe mais ofensivo, o técnico Muricy Ramalho colocou em campo Alan Kardec no posto de Borges, apagado e ainda sem ritmo de jogo. O Santos melhorou, mas pouco.  Restavam então apenas alguns minutos para decidir o clássico. Por isso, os times pegaram fôlego e atacaram com tudo. E o dia era mesmo dele, do aniversariante Neymar. O amigo Paulo Henrique Ganso tratou de presentear o atacante com um passe na medida em uma cobrança de falta. Bem posicionado, aos 24 minutos, Neymar não perdoou. De cabeça, ele fez seu centésimo gol como profissional para explodir o Prudentão. De tanto pressionar, o Palmeiras conseguiu provocar a expulsão de Ibson. A partir daí, o Verdão foi com tudo. E conseguiu uma virada com intervalo de dois minutos entre os gols. Aos 43, Assunção, em cobrança de escanteio, colocou a bola na cabeça de Fernandão para empatar. Aos 45, o improvável: Juninho arriscou um chute despretensioso da lateral esquerda, e Maranhão tentou cortar, mas acabou desviando para a rede. Uma virada de tirar o fôlego, no dia que poderia ter sido de Neymar, mas acabou sendo do Verdão.

Jorge Henrique Corinthians x Bragantino (Foto: Wagner Carmo / Ag. Estado)

Sofrer virou rotina para o Corinthians no Campeonato Paulista. Mas, ao contrário das outras quatro primeiras rodadas, o Timão não conseguiu se superar para vencer. Em mais uma atuação sem brilho, o Alvinegro apenas empatou com o Bragantino por 1 a 1, neste domingo, no Pacaembu, e viu chegar ao fim seus 100% de aproveitamento no estadual. Serginho, em lance polêmico, e Ramírez, com um golaço, marcaram. O tropeço em casa faz a equipe dirigida por Tite perder a liderança e cair para a terceira colocação. O clube tem os mesmos 13 pontos de São Paulo e Paulista, mas perde no saldo de gols. A pontuação, porém, coloca o time bem encaminhado para avançar à segunda fase. Os oito melhores se classificam. O Corinthians, aliás, dá início à semana que antecede a estreia na Taça Libertadores, dia 15 de fevereiro, contra o Deportivo Táchira, na Venezuela. Antes, ainda enfrenta o Mogi Mirim, quarta-feira, às 21h50m, no interior, e o São Paulo, domingo, no Morumbi. Já o Bragantino soma um ponto importante em sua tentativa de se afastar do grupo que luta contra o rebaixamento. O Massa Bruta tem agora cinco, em posição intermediária. Também na quarta, visita o Ituano, às 17h, no estádio Novelli Júnior.

Willian José gol São Paulo (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

Com dois gols de Willian José e um de Lucas, o São Paulo venceu a Ponte Preta por 3 a 1, em Campinas. Com a vitória, a quarta em cinco jogos, o Tricolor foi aos 13 pontos, junto com Paulista e Corinthians, mas leva vantagem nos critérios de desempate. Ponte Preta e São Paulo voltarão a campo no meio de semana. Na quarta-feira, a Macaca buscará a reabilitação diante do Catanduvense, na casa do adversário. Já o São Paulo, no dia seguinte, receberá a visita do Comercial, no estádio do Morumbi. Além da esperada estreia de Jadson, o São Paulo teve uma novidade tática contra a Macaca. Leão montou um time mais ofensivo, com apenas um volante de marcação (Wellington). Aos quatro, após chute cruzado de Cícero, Willian José dominou e bateu prensado com o seu marcador, no canto esquerdo de Lauro: 1 a 0 Tricolor. Em desvantagem, o técnico Gilson Kleina resolveu arriscar no intervalo. A Ponte voltou mais ofensiva, com a entrada do meia-atacante Enrico na vaga do volante Xaves. Aos sete, Willian José marcou de cabeça, mas a arbitragem anulou marcando impedimento do atacante. No lance seguinte, a Ponte empatou com Guilherme de cabeça, após cobrança de escanteio da esquerda. Como futebol não é lógico, no melhor momento da Ponte na partida, o São Paulo chegou ao segundo gol, com Lucas, após belo passe de Casemiro e cruzamento açucarado de Cortez. Melhor em campo, o São Paulo matou o jogo aos 30. Casemiro fez um ótimo lançamento para Lucas, que desceu pela direita e cruzou na medida para Willian José, que mostrou faro de gol e fez 3 a 1. Leão trancou a equipe de vez, com Denilson na vaga de Maicon e depois foi só administrar o tempo e comemorar a vitória e a ponta do Paulista.


Jogos da rodada:

Mirassol 3 x 0 Botafogo-SP
Comercial 1 x 0 Mogi Mirim
Portuguesa 1 x 1 Ituano
Paulista 3 x 1 Catanduvense
Santos 1 x 2 Palmeiras
Corinthians 1 x 1 Bragantino
Ponte Preta 1 x 3 São Paulo
São Caetano 0 x 1 Guarani
XV de Piracicaba 2 x 1 Oeste
Linense 4 x 2 Guaratinguetá

Nenhum comentário: