Pesquisar este blog

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Fla-Bota termina empatado; Vasco vence e segue 100%! A 4ª rodada do Cariocão




Pelo Campeonato Carioca, o Vasco entrou em campo frente o Friburguense, e Botafogo e Vasco fizeram o primeiro clássico carioca do ano. O Flu jogou ontem (veja o post, com o empate do Flu clicando aqui). Vamos ao resumo da 4ª rodada do Carioca:


Nem tanto ao céu, nem tanto ao inferno - para os dois lados. No primeiro clássico carioca do ano, Botafogo e Flamengo empataram por 0 a 0 neste domingo, no Engenhão, e deram um ar de continuidade a seus episódios mais recentes. O Alvinegro segue sem vencer, agora há três jogos. O Rubro-Negro continua no limbo do meio-termo entre a saída de Vanderlei Luxemburgo e a chegada de Joel Santana. E ambos deixam a zona de classificação do Grupo A do estadual, que agora é ocupada por Nova Iguaçu e Resende.
Para o Botafogo, o alento foi a boa atuação no primeiro tempo, sob o comando de Andrezinho. Para o Flamengo, a ressalva é a vida nova que se inicia nesta segunda-feira, com a chegada do novo treinador. A partida teve três bolas no travessão (duas para o Bota e uma para o Fla) e lances polêmicos - um pênalti reclamado pelos alvinegros e uma expulsão pedida pelos rubro-negros. Com o resultado, as duas equipes foram a seis pontos no Grupo A do Campeonato Carioca, com o Flamengo em terceiro e o Botafogo em quarto. A zona de classificação é integrada por Nova Iguaçu, com oito, e Resende, com seis. Na quarta-feira, o Botafogo recebe o Olaria no Engenhão. Um dia depois, no mesmo local, o Flamengo pega o Madureira.
 Camisa 10. Cabelos compridos. História ligada ao futebol gaúcho. Nome no diminutivo. Ronaldinho? Coisa nenhuma. Foi Andrezinho quem resolveu centralizar o jogo em suas chuteiras no primeiro tempo. A superioridade do Botafogo na metade inicial da partida foi quase um sinônimo do comando que o meio-campista apresentou no Engenhão. O Alvinegro não fez cerimônia para demonstrar que mandaria na primeira fatia do jogo. Com um minuto, já arregalou os olhos rubro-negros. Maicosuel, pendendo pela direita, acionou Andrezinho, que bateu de imediato, colocado, consciente. A bola viajou até o travessão de Felipe. Foi o primeiro quase. O Botafogo seguiu melhor - às vezes com maior, às vezes com menor intensidade. Arriscou com Marcelo Mattos, tentou novamente com Andrezinho. Sempre incomodou. O Flamengo, com Ronaldinho sumido, com Deivid mergulhado em solidão, demorou a reagir. Quando conseguiu, Jefferson salvou. Os botafoguenses viam a esperança crescer. E tiveram uma overdose de otimismo quando Andrezinho se posicionou para cobrar falta da entrada da área. Ele sabe como bater na bola dali. E partiu na direção dela. E colocou o pé nela. E ficou observando o deslocamento dela por cima da barreira, fora do alcance de Felipe, na direção... do travessão! Foi o segundo quase. O Flamengo voltou melhor, parecia que iria tomar as rédias da partida. Aos seis minutos do segundo tempo, cruzamento da direita, corte de Marcelo Mattos, e chute de Renato, de primeira, sem piscar. Mais do que chute: patada. Mais do que patada: tiro. E lá foi a bola beijar pela terceira vez o travessão, seu velho conhecido. Desta vez, os lamentos foram rubro-negros. Pouco tempo depois, o lance mais inacreditável da partida. Elkeson cabeceou, Felipe salvou, e Loco Abreu, livre, a centímetros da linha final, mandou para fora. A vida flamenguista se complicou na parte final do jogo. Culpa de Willians, expulso primeiro por fazer falta, depois por ironizar, com aplausos, a decisão do árbitro. O Botafogo voltou a crescer. Fábio Ferreira cabeceou com perigo. Márcio Azevedo mandou pancada em diagonal  O tempo passou, e o empate se manteve. Não era um clássico de gols. Era clássico de travessão. E o travessão não tem time.


Diego Souza Alecsandro gol Vasco (Foto: Marcelo Carnaval / O Globo)


Na primeira partida do ano em seu estádio, ainda com um placar manual improvisado em cima de andaimes, o Vasco mudou o marcador duas vezes, venceu o Friburguense por 2 a 0 e continua sendo o único time com 100% de aproveitamento na Taça Guanabara. Na estreia do terceiro uniforme, predominantemente azul, quem brilhou foi o camisa 10, Diego Souza, que em duas assistências de Juninho Pernambucano fez os gols da vitória. Com 12 pontos ganhos, o time é o líder isolado do Grupo B. Se no ano passado o Vasco teve o pior início de Campeonato Carioca de sua longa história, com quatro derrotas consecutivas, neste começo de temporada o time inverteu a conta, chegando à sua quarta vitória seguida. São quatro pontos de vantagem sobre o segundo colocado, o Boavista, e cinco sobre o rival Fluminense. E, apesar dos salários atrasados (e a ausência de concentração), vai com moral elevado para a estreia na Libertadores, quarta-feira, contra o Nacional-URU, também em São Januário. Pelo Campeonato Carioca, os vascaínos voltam a campo no domingo que vem, para fazer o clássico com o Fluminense. Já o Friburguense joga na quarta-feira, em casa, contra o Boavista. Na primeira etapa, a velha máxima do futebol - quem não faz leva - se repetiu em São Januário. O Friburguense teve mais e melhores chances (concluiu sete vezes, contra quatro do Vasco), mas, mesmo jogando mal, foi o Vasco que seguiu para o intervalo com vantagem no marcador: Diego Souza, que havia prometido fazer um gol para a filha no jogo passado, cumpriu neste domingo, ao cabecear no ângulo direito de Marcos uma cobrança de escanteio feita por Juninho da direita, aos 44. Apesar da vitória parcial, o técnico Cristóvão Borges mandou o Vasco de volta a campo para a segunda etapa com duas modificações no meio, onde o time errou muito na etapa inicial: Eduardo Costa e Felipe entraram nos lugares de Fellipe Bastos e Allan, respectivamente. Assim, Juninho e Felipe puderam jogar juntos pela primeira vez na temporada. Com mais qualidade no meio, os cruz-maltinos alcançaram o segundo, em lançamento de Juninho para Diego Souza, que penetrou livre na área e deslocou Márcio, aos 14. Enquanto a torcida gritava o nome do artilheiro, o placar improvisado era trocado manualmente por um funcionário do clube: Vasco 2 x 0 Visitante. E tocando a bola, o time da casa foi segurando o resultado que o mantém na liderança isolada do Grupo B da Taça Guanabara. Mesmo assim, Diego Souza ainda teve ótima oportunidade de fazer outro gol de cabeça, aos 42. E, três minutos depois, Marcos impediu que o aniversariante de sábado, Alecsandro, fizesse o seu e recebesse os parabéns em campo. Não precisou: o Vasco é o único time 100% no Campeonato Carioca.

Os jogos da rodada:

        Grupo A:
Resende 1 x 0 Bonsucesso
Nova Iguaçu 2 x 0 Macaé
Olaria 2 x 1 Madureira
Botafogo 0 x 0 Flamenho
        Grupo B:
Fluminense 1 x 1 Duque de Caxias
Vasco 2 x 0 Friburguense
Boavista 1 x 1 Volta Redonda
Americano 2 x 1 Bangu


Nenhum comentário: